Ensaio

Faça seu cadastro ou login para download do ensaio

Agile Strategy

O super homem empreendedor

Mudar é difícil, todo mundo sabe. Somos racionais, mas habitamos um corpo animal que comporta-se como um cachorro. Mudar requer um certo “auto adestramento”. Se isso falhar, com certeza nos entregaremos à nossa preguiça. Ah... a preguiça, o centro do problema. Nosso cérebro racional quer ter uma alimentação mais saudável, mas nosso animal quer comer rápido e quer algo que tenha um sabor fácil de ser assimilado.

Agile e Lean e a Empresa àgil

 

Para chegar a conclusão mais certeira possível sobre uma empresa inserida em uma economia ágil, vamos entender um pouco do nascimento dessas duas abordagens.

 

O Empreendedor Ágil

 

O empreendedor ágil é aquele que dá respostas inovadoras com seus sistemas de produção para um mercado extremamente personificado.

 

O empreendedor ágil é aquele que numa economia global apóia-se em tecnologias da informação e comunicação avançada, para competir satisfazendo clientes exigentes em mercado cada vez mais fragmentados.

 

O empreendedor ágil é um modelo emergente de negócio que possibilita a “massificação da personalização dos produtos” (mass customisation). Além da redução dos prazos de entrega, a redução do ciclo de vida, a entrega pontual, a qualidade e o preço.

Bons conselhos para uma vida ágil empreendedora

 

Conselhos sempre são ótimos para que enxerguemos algumas coisas que estão ocultas. Nestes quase 3 anos de pesquisa, estudo e aprendizado prático dos valores do manifesto ágil, descobri algumas coisas que são importantes. Tanto para o lado do agilista quanto para o lado empreendedor. Abaixo destaco 15 bons conselhos para você que está se aventurando nesta área.

 

 

1. Entenda que o comprometimento diário é o que há de mais difícil no cultivo da agilidade. Aplicar-se aos compromissos diários de atualização, auto-gestão e organização fazem do dia-a-dia a parte mais complicada para se manter um perfil empreendedor ágil.

Empreender é jardinagem avançada

Há tempos venho estudando sobre as técnicas da cultura do bonsai inspirado pela entusiástica paixão de anos do meu pai. Na tradução do japonês para o português bonsai significa ‘árvore em bandeja’. É intrigante a capacidade do ser humano de recriar em miniatura uma réplica perfeita de uma árvore adulta. Mas um bonsai não é apenas uma árvore em um vaso, é mais que isso. Cultivar bonsai significa conhecer de jardinagem avançada e, aí é que vem a minha curiosidade da cultura do bonsai em comparação com o empreendedorismo ágil.

Ágil - Abordagens na Datacoper

Divulgar conteúdo