Ensaio

Faça seu cadastro ou login para download do ensaio

Bons conselhos para uma vida ágil empreendedora

 

Conselhos sempre são ótimos para que enxerguemos algumas coisas que estão ocultas. Nestes quase 3 anos de pesquisa, estudo e aprendizado prático dos valores do manifesto ágil, descobri algumas coisas que são importantes. Tanto para o lado do agilista quanto para o lado empreendedor. Abaixo destaco 15 bons conselhos para você que está se aventurando nesta área.

 

 

1. Entenda que o comprometimento diário é o que há de mais difícil no cultivo da agilidade. Aplicar-se aos compromissos diários de atualização, auto-gestão e organização fazem do dia-a-dia a parte mais complicada para se manter um perfil empreendedor ágil.

2. Não há como cultivar agilidade em estilo livre. Os estilos cobrem todas as formas e características naturais possíveis. É preciso conhecer e experimentar as práticas ágeis. A atualidade requer a inovação de processos, radicalismo ou ruptura. Inovar requer experimento.

3. Cultivar agilidade será um passo para frente e dois para trás. Quem abrir mão de paciência e aprendizado contínuo terá seu jardim transformado em um grande matagal. É preciso enxergar o longo prazo, erguer a cabeça para o horizonte e trabalhar continuamente no conhecimento prático.

4. Evite o óbvio modelo da cascata cheia de predas e galhos. Não são as pedras e os galhos no meio do caminho que darão sustentação à escalada. Escalar é driblar a sujeira para encontrar uma via limpa. A água criará seu próprio caminho, lapidando as pedras e construindo a sua distribuição. Deixe a água correr, não crie obstáculos para que ela flua.

5. Buscar o estado da arte é positivo quando sua imaginação acompanha sua realidade. De qualquer forma aprimore seus conhecimentos em aspectos artísticos na mesma proporção dos financeiros, contábeis, de marketing e etc.

6. Existem práticas empreendedoras tradicionais que geralmente não se adaptam aos modelos de negócios ágeis. Por mais rápido que seja o acesso ao conhecimento sobre essas práticas e o tempo de existência delas, não pense que podem ser usadas para tudo. No entanto, é preciso coragem e talento para se lançar à criação e uso de novas práticas empreendedoras, por mais simples que sejam requerem pesquisa e amadurecimento. Acredite: o resultado será compensador.

7. Empreendedorismo ágil é jardinagem avançada. Os iniciantes, que nunca passaram pela jardinagem básica, provavelmente demorarão mais tempo para evoluir. Apenas com muito estudo e prática essa deficiência será diminuída.

8. Certificações e cursos são de grande importância. Não espere formar-se um ótimo agilista sendo autodidata. A simples observação das práticas formadas por outros já pode ser um aprendizado.

9. Faça empreendedorismo para si e para a própria organização, não para os outros. O empreendedorismo tem sido constantemente colocado como fruto de uma performance, uma infeliz distorção de seu verdadeiro sentido. A maturidade do seu esforço enquanto empreendedor vai ganhar destaque, mudar o mundo e ser extremamente significativo para os outros, mas o começo é com você.

10. A sua percepção do profundo significado de empreender ou viver dentro de uma pequena garagem, não será facilmente partilhada pela maioria das pessoas que o cercam. Não espere, nem cobre isso delas.

11. Respeite a vida e o que o empreendedorismo dá de bom a você. Não busque trabalhar com pessoas que não tenham condições ou intenções de assumir o comprometimento diário de cuidar da própria vida ou do próprio empreendedorismo.

12. Não se iluda com a idéia de que outras pessoas sem conhecimento possam cuidar diariamente de seus atos empreendedores. Você não apenas perderá o melhor da festa como, mais cedo ou mais tarde, suas ações morrerão.

13. É um equivoco achar que conseguirá manter um empreendimento vivo com menor dedicação, colocando seus planos em local com menor visão ou irrigando-os sempre com sistemas mecanizados. Uma excelente receita para obter empreendimentos com pouco vigor e fadadas à morte.

14. Saber alguns termos em inglês e japonês é fundamental para o cultivo da agilidade. Ao menos os nomes dos estilos, métodos de propagação e principais técnicas. O Japão é a referencia mundial para o Lean Production. Os EUA são referencia mundial em técnicas de engenharia e potencialização de empresas iniciantes. No Vale do Silício nasceram as Lean Start-ups, conceito empreendedor que uni Lean e Agile para construção novos negócios. Nestes dois país este cultivo atingiu o seu mais alto grau técnico e artístico.

15. É preciso entender que correr riscos é próprio da natureza humana. Transforme seus PROBLEMAS em OPORTUNIDADES (METAS). Parece complicado fazer isso, mas parte do seguinte raciocínio. Divida um pequeno espaço em sua parede em 2. Num deles você coloca o título de PROBLEMAS e, no outro você coloca o título de OPORTUNIDADES (METAS). Agora comece a esvaziar a sua mente, escreva em papéis pequenos, de preferência em post-its todos os seus problemas, se preferir pode dividir o lado 1 em subtítulos (finanças, namoro, faculdade, emprego, empresa, etc). Após passar pelo menos uns 3 dias olhando para o lado 1 e alimentando-o, e após ter certeza de que sua mente está vazia, avance para o segundo momento. No segundo momento você vai definir claramente qual é o seu problema de maior prioridade. Ao ter bem claro qual é, mexa-o para o lado 2, o das OPORTUNIDADES (METAS). Agora você tem evidente qual é o problema que mais o incomoda. Diante disso, tome uma atitude, resolva-o, elimine-o. Você deve mover um problema de cada vez e para isso você deve resolver um problema de cada vez. Missão dada é missão cumprida.