Ensaio

Faça seu cadastro ou login para download do ensaio

Consultoria ou Mentoria em Empreendedorismo Ágil?

Consultoria é um termo utilizado desde que Sócrates deu sua primeira aula aos conquistadores romanos. Nada mais antigo e natural para o ser humano que buscar em outra pessoa a sabedoria ou ajuda para uma análise mais depurada das situações.
Partindo desse ponto que decidi depois de 2 anos de estudos vender a idéia de consultoria em empreendedorismo ágil. Mas acho que me equivoquei ao usar a nomenclatura ‘consultoria’. Não deveria ter usado consultoria, pois meu objetivo não é diagnosticar ou formular soluções. Meu objetivo, com o projeto de empreendedorismo ágil, é levar ao empreendedor novas abordagens para fazer as mesmas coisas mas de forma diferente. Para isso, o nome que o mercado tem utilizado é o de ‘mentoring’ ou mentoria. O profissional em mentoria busca ajudar o empreendedor a organizar suas idéias, no meu caso, quero ajudar o empreendedor, através de técnicas ágeis, a encontrar caminhos diferentes para um mesmo tema.

Mentoria é um nome bonito demais para toda essa realidade que as empresas vivem. Sinto que os empreendedores não contratam pessoas para dizer o eles devem fazer, mas para ajudá-los a fazer para valer. Meu propósito enquanto profissional que aplica técnicas empreendedoras ágeis para o desenvolvimento de negócios é avançar junto na execução, direcionar habilidade para executar. Se o mercado caracteriza esse tipo de atividade assim, então, que assim seja, de hoje em diante, aplico-me ao projeto de mentoria em empreendedorismo ágil. 

Meus dois clientes

 Essa aventura nevralgica de implementar métodos ágeis em ambiente de vendas de produtos de telecom não terminou ainda. Tive a sorte de fechar um contrato de 1 ano. Os detalhes dessa confusão toda vou escrever mais logo pela frente. E tanto não parou essa aventura que nesta semana um dos supervisores, vendo toda aquela movimentação de post-it, quadros, fluxos e etc. chamou-me para conversar. Disse que estava precisando de novas visões para supervisionar a equipe, precisava de mais interação nas reuniões com a equipe e por aí vai. Montei um projetinho pra ele e apresentei nessa semana. Bingo! agora, para minha felicidade, além de atuar como mentor da Gerência, estou atuando como mentou da Supervisão. Pois bem, para quem estava lá para uma entrevista de emprego, ganhar 2 cliente tá bão demais.

Por fim, além de divulgar essa nova fonte de renda, divulgo também que estou me tornando um especialista em dominar assuntos empiricos de uma equipe de telecom. Experiência imensurável para um aventureiro do mundo agile. A propósito, se vc está a procura de alguém para ajuda-lo em técnicas empreendedoras ágeis, meu e-mail para solicitar proposta é o jgonzatto@gmail.com Não vou perder a oportunidade de fazer meu comercial ;)

Vejo vcs no próximo post.Posted via email from Jordano Gonzatto